sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Porque "desamigamos" pessoas no Facebook?

Segundo um estudo da NM Incite, uma empresa da Nielsen McKinsey, existem variadas razões para adicionar alguém como amigo ou "desamigar" essa pessoa no Facebook. 82% dos utilizadores adicionam alguém quando a conhecem da vida real, e 55% "desamigam" alguém devido a comentários ofensivos.
O infográfico seguinte explicita esta informação:
Fonte: http://blog.nielsen.com/nielsenwire/online_mobile/friends-frenemies-why-we-add-and-remove-facebook-friends/

Social Media em 2011

What Mattered in 2011 for Social Media

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Google Zeitgeist 2011

O Google elaborou o seu relatório anual Zeitgeist, uma lista que reúne os termos mais populares de 2011. E os vencedores são: http://www.googlezeitgeist.com/en/

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Pai Natal digital

Porque nesta altura também se comunica o espírito natalício

7º SOPCOM — Meios Digitais e Indústrias Criativas

O CETAC.MEDIA (Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação) está a organizar o VII Congresso da SOPCOM (Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação), que se realizará, na Universidade do Porto, de 15 a 17 de Dezembro de 2011. Realizando-se de dois em dois anos, em sistema de rotatividade entre universidades portuguesas, este congresso visa reunir a comunidade científica nacional e promover o desenvolvimento das Ciências da Comunicação no país.

O tema da edição deste ano será "Meios Digitais e Indústrias Criativas - os efeitos e os desafios da Globalização", em torno do qual se organizarão sessões plenárias e sessões de trabalho no âmbito dos Grupos Temáticos específicos da associação. Os temas em destaque serão as políticas públicas para os meios digitais, redes sociais e suas implicações para a cultura, cidadania e comunicação, convergência das tecnologias da informação e comunicação, novos desafios para as indústrias de conteúdos digitais interativos, entre outros.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

8 social media trends for 2012

By Gini Dietrich
http://www.linkedin.com/news?actionBar=&articleID=958462842&ids=cjcRc3gTcPkVb3kUdzASdjAQeiMUejwOczwUdjAId3wPdzkTejkVb38Qe38Sd3wReiMVcjkMdPwNdjAIcjsQc38Qc3oV&aag=true&freq=weekly&trk=eml-tod2-b-ttl-2&ut=2nJtg7niQOxl01

(R)evolução digital – da estratégia à gestão do risco

13 de Dezembro, Museu Colecção Berardo, Lisboa

Encontramo-nos a viver uma verdadeira (r)evolução digital, que resulta do encontro entre o desenvolvimento de diferentes tipos de tecnologias, que utilizam como base a internet (ex: websites, redes sociais, blogs, wikis, chats, etc.), bem como dos seus canais de acesso tais como os tablets, smartphones, televisão interactiva, entre outros.

Este momento tem criado novas oportunidades e riscos de negócio. Por esse motivo, temos vindo a assessorar os nossos clientes no sentido de os apoiar na integração da sua estratégia digital na estratégia corporativa, na definição dos processos de suporte, na estruturação das equipas e responsabilidades, assim como na definição de acções de resposta a situações de crise (ex: nas redes sociais).

in: http://www.pwc.com/pt/pt/forms/evento-digital.jhtml

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Pirataria legal (como preparar excertos de filmes para aulas e congressos)

Workshop organizado pelo IHC que pretende ensinar a aplicação de software gratuito para preparar excertos de filmes (em DVD ou formato digital) para apresentações públicas. Serão também analisadas as questões legais associadas (nomeadamente a lei portuguesa e o conceito de "fair use").

sábado, 3 de dezembro de 2011

Web semântica

A Web semântica interliga significados de palavras e, neste âmbito, tem como finalidade conseguir atribuir um sentido aos conteúdos publicados na Internet. Este conceito surge quando Tim Berners-Lee, James Hendler e Ora Lassila publicaram um artigo na revista Scientific American intitulado: “Web Semântica: um novo formato de conteúdo para a Web que tem significado para computadores vai iniciar uma revolução de novas possibilidades.” Para melhor perceber esta ideia, vejam o vídeo:

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

The World of Social Media 2011

A Comunicação

Todos nós comunicamos diariamente e, mesmo sem falar, comunicamos e transmitimos informações. Este blog pretende ser um sítio para colocar informação sobre este campo, nas suas mais vastas manifestações, e explorar conceitos que são transversais a esta área do conhecimento. Não pretende de modo nenhum ser maçador ou académico, apenas um local onde se comunica... sobre comunicação. E onde há sempre espaço para descontrair.